Presidenta Dilma Rousseff é contra o Rio perder recurso, ressalta senador Crivella durante entrevista ao Momento Verdadeiro.

O Estado do Rio de Janeiro vive um momento de apreensão. O foco está na possibilidade do estado e municípios que recebem royalties de petróleo, e, diga-se de passagem, ainda dependem muito desses recursos para manter sua estabilidade econômica perdê-lo caso o Congresso Nacional venha aprovar a divisão igualitária dos royalties com os demais estados e municípios do país. 

Para trazer mais informação sobre a situação do Rio de Janeiro no campo político entrevistei o Senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) leiam abaixo:   

Momento Verdadeiro - Senador Crivella como o senhor está vendo a retomada desse assunto no Congresso, há realmente possibilidades do Rio de Janeiro perder os recursos do petróleo com a distribuição dos royalties da maneira que está sendo proposta?

Senador Crivella - A proposta do senador Welington Dias, do Piauí, é inaceitável e contra aos interesses do povo do Estado do Rio de Janeiro, que perderia muito dinheiro. Por isso propus um  projeto de lei, alternativo ao dele, deixando claro que o Rio aceita dividir os recursos futuros, advindos da exploração do pré-sal, mas não abre mão de continuar recebendo os royalties sobre o petróleo já existente, tendo em vista que são direitos adquiridos e constitucionais. Precisamos estar atentos ainda à possível apreciação pelo Congresso do veto do presidente Lula á Emenda Ibsen, aprovada ano passado e que também é nociva aos interesses do nosso estado. Temos que nos mobilizar para que esse veto não seja derrubado.

Momento Verdadeiro - O governador Sérgio Cabral disse recentemente que há possibilidade de a presidenta Dilma Roussef apresentar uma solução para não prejudicar os estados produtores, o senhor pode confirmar essa informação?

Senador Crivella - O que temos de concreto até agora são projetos de senadores de outros estados que mexem na distribuição dos royalties e prejudicam muito o Estado e os municípios do Rio.  A presidenta Dilma sempre me disse que é contra o Rio perder recursos. Contamos com ela para vetar qualquer projeto que seja aprovado no Congresso e que retire recursos do Rio.

Momento Verdadeiro - Como o senhor vê essa mobilização iniciada em Campos dos Goytacazes que levou cidadãos para o centro do Rio de Janeiro?

Senador Crivella - Estive presente na Cinelândia na segunda-feira (17/10). Apesar da forte chuva que caiu, foi um sucesso absoluto. Milhares de pessoas e mais de 10 parlamentares clamaram para que o Rio não perca recursos dos royalties.  


Momento Verdadeiro - O deputado federal Anthony Garotinho deixou a entender durante uma reunião com milhares de pessoas em Campos que pode está havendo omissão por parte de alguns parlamentares que representam o Rio de Janeiro no Senado e na Câmara, o que o senhor tem a dizer sobre isso?

Senador Crivella - Posso te garantir que em Brasília a bancada do Rio está unida, tanto na Câmara quanto no Senado, para lutar pela permanência dos royalties do petróleo no nosso estado. Eu mesmo tenho feito diversos discursos no Senado e dado diversas entrevistas sobre o assunto, inclusive nas rádios, blogs e jornais de Campos e Macaé, onde estive recentemente defendendo os royalties. 


Momento Verdadeiro - Obrigado por sua entrevista senador? O senhor pode fazer suas considerações finais.  

Senador Crivella - Quero dizer a essa gente sofrida e valente de Campos que vocês podem contar com o meu mandato, em Brasília, e com a parceria com o meu amigo e vereador Vieira Reis para defender os interesses dos campistas. Garanto a vocês que se o por ventura o Congresso aprovar projetos que não interessem a Campos e ao Estado do Rio recorreremos ao Supremo Tribunal Federal para garantir nossos direitos. Estou atento a todos esses movimentos e lutarei como um “gladiador” para que o Rio não perca recursos dos royalties já contratados. Contem com a minha luta incessante a favor dos royalties, para o Rio!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DORES NAS ARTICULAÇÕES: COMO CONTINUAR CORRENDO AOS 50+

COMO VENCER O DESÂNIMO E RETOMAR A MOTIVAÇÃO PARA CORRER APÓS OS 50