Os que usam a "Bíblia Sagrada" para tirar vantagem das pessoas.

Muitas pessoas questionam a veracidade de uma informação, mas isso não quer dizer que o fato não aconteceu, apenas o modo como ele foi exposto pode tornar a informação dúbia. 

Caro amigo(a) leitor(a) quero deixar claro que não tenho interesse em criticar o pregador(a) A ou B, as doutrinas da denominação C ou D, mas lembrar que somos libertos a partir do momento que conhecemos a verdade.  Não foi assim que Jesus nos ensinou? Não é assim que está registrado no evangelho de João? É comum quando ouvimos uma pregação que alguns apliquem seus métodos pedagógicos para ensinar, isso não é errado.

Inclusive sabemos que há espaço para a criatividade no estudo da Bíblia, porém, esta só deve ocorrer quando ela é dirigida pelo Espírito Santo. O máximo cuidado é sugerido quando levamos a imaginação a criar “verdades” sem base bíblica e a expor estas mesmas como “doutrina” quando na verdade não passa de uma questão da imaginação e fruto muitas vezes de uma dedução. Para se ter uma idéia melhor do que estou falando basta ver a diferença do pensamento ocidental do oriental.

O Velho Testamento não deveria ser ensinado da maneira como algumas pessoas ensinam hoje, tirando proveito de alguns textos, explorando a necessidade do povo para enriquecer facilmente. No Velho Testamento a lógica baseia-se na experiência humana e não no raciocínio dedutivo. A mesma deturpação pode acontecer dependendo de como é repassado fatos do Novo Testamento. Pedro percebeu isso no modo que estava sendo interpretada a Palavra. “... há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.” (leia 2 Pedro 3:15 – 16).

Sendo assim não podemos nos deixar levar por qualquer ensino.  A Bíblia não nos foi dada numa elevada linguagem, acima da compreensão humana, pois se assim fosse perderia sua finalidade que é revelar Deus ao homem.


Deus abençoe a todos.


Leia também: A inveja e suas consequências na vida do homem.

Pastor Washington Luiz
Jornalista /Graduando em Teologia
O artigo possui informações extraídas do estudo de Hermenêutica da Faculdade de Teologia Alpha. 

Comentários

  1. Eu particularmente não vejo com bons olhos a forma como líderes religiosos se utilizam do conteúdo bíblico para levantar somas de dinheiro.Faço aqui minha critica incluindo todas as seitas que lucram e que não são poucas.Haja vista a ostentação de riqueza que demonstram aos fiéis que levam a vida num 'perrengue danado'.Não acredito que Deus precisa de tanto dinheiro para ser reconhecido perante a Humanidade?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.

Postagens mais visitadas deste blog

Retrospectiva 2024: Um ano de superação e quilômetros de histórias

Nívea Stelmann e o jogador Elano fazem acordo em audiência de conciliação no Rio.