AIDS - drogas usadas para tratar o HIV podem reduzir o risco de infecção quando administradas diariamente, aponta estudo.
Avanços científicos no combate ao HIV - A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que os estudos, revelados em antecipação a uma conferência sobre AIDS em Roma, podem ter "impacto enorme" em prevenir a transmissão do HIV. Os segmentos desses estudos aplicados na África com dados anteriores mostram que drogas usadas para tratar o HIV podem reduzir o risco de infecção quando administradas diariamente. Informações divulgadas pela BBC.
Michel Sidibé, diretor-executivo do Programa Conjunto da ONU para o HIV/Aids (Unaids) disse que este é um grande avanço científico que confirma o papel essencial que os remédios antirretrovirais devem desempenhar na resposta à Aids. O diretor do Programa Unaids acredita que estes estudos podem nos ajudar a atingir o 'ponto de virada' na epidemia da Aids."
A pessoa livre do vírus tomou diariamente um remédio para HIV (tenofovir), uma combinação de duas drogas contra o vírus (tenofovir e emtricitabina) ou um placebo.Houve 62% menos infecções pelo HIV no grupo que tomou apenas um remédio, e 73% menos infecções no grupo que tomou a combinação, em comparação com quem tomou o medicamento falso.
O outro teste, feito pelos Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos, seguiu 1,2 mil homens e mulheres heterossexuais sem o HIV no Botsuana. Eles receberam diariamente, em uma única dose, ou uma combinação de comprimidos, ou um placebo.
No geral, os medicamentos anti-HIV reduziram em 63% o risco de contrair o vírus. Um teste anterior descobriu que a combinação de duas drogas contra o HIV reduzia o risco de infecção em homens gays e bissexuais em 44%. Momento Verdadeiro/Com informações da BBC.
Comentários
Postar um comentário
Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.