Obesidade é contagiosa, aponta um estudo universitário.
Obesidade é contagiosa em pessoas que têm um grande número de amigos acima do peso ou parentes com tendência a ganhar uns quilinhos a mais. Dá para acreditar nessa? A afirmação vem de um estudo da Universidade Estadual de Evolução Humana e Mudança Social do Arizona, nos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram formas de influência de quem é obeso sobre quem (ainda) não é, relata o jornal Daily Mais.
As influências podem ter uma forma subliminar: quem convive com pessoas mais gordas tem a sensação de que seu peso está bom ou abaixo do normal e acaba comendo de acordo com os padrões do amigo. Uma maneira mais direta seria o fato de uma pessoa que está acima do peso fazer pressão para que o amigo coma e se exercite como ela.
Os pesquisadores da universidade entrevistaram 101 mulheres do estado do Arizona, além de 812 parentes e amigos próximos. Após as entrevistas e a análise de massa e gordura de cada um, chegou-se à conclusão de que quanto mais amigos obesos, maior é a tendência a se tornar obeso.
As entrevistadas revelaram que preferiam sofrer de depressão, alcoolismo ou herpes do que de obesidade.
As entrevistadas revelaram que preferiam sofrer de depressão, alcoolismo ou herpes do que de obesidade.
Os resultados da pesquisa foram publicados em um documento intitulado 'Normas Compartilhadas e Suas Explicações para o Desenvolvimento da Obesidade Social'.
Momento Verdadeiro/com informações da Agência O Dia.