Trote solidário continua sendo seguido por trote vexatório e humilhante, diz calouro da Faculdade de Medicina de Campos.
Cinco de março é o dia escolhido para se comemorar “O Dia do Trote Solidário” a data foi oficialmente incorporada ao calendário Municipal de Campos dos Goytacazes através de um projeto de Lei de autoria do vereador Vieira Reis (PRB). A Campanha do Trote Solidário tem como principal objetivo evitar a prática de trotes vexatórios e violentos.
A Faculdade de Medicina de Campos aderiu ao “trote solidário” há cerca de três anos. Realmente trata-se de uma boa proposta para reduzir o número de problemas procedentes de ações inconsequentes nesse meio acadêmico, no entanto, há quem pense diferente e continue praticando o trote humilhante nas ruas.
Foto:Momento Verdadeiro
Ouvimos essa reclamação de uma pessoa novata que ingressará na FMC em 2011, ela estava totalmente envergonhada, de rosto pintado, usando nariz de palhaço, sob a fiscalização de alguns veteranos numa avenida movimentada, a certa distância da instituição de ensino, pedindo dinheiro nas ruas.
Essa prática contraria as normas da instituição. De acordo com Dr. Nélio Artilhes Freitas, diretor da Faculdade de Medicina de Campos, há um decreto proibindo as brincadeiras vexatórias.
Mas infelizmente, mesmo sabendo que o descumprimento dessa norma pode acarretar em graves sanções disciplinares. Tem quem insista e continue transgredindo, levando os calouros a prática do trote vexatório e humilhante.
Por fim continuamos vendo a necessidade de se fazer cumprir a Lei, para que essa prática arcaica e constrangedora possa ser banida definitivamente do meio acadêmico.
Eu vi isto na rua e confesso que fiquei um pouco assustada, porque não esperava. Era um grupinho grande.
ResponderExcluir