Mundo pode armazenar atualmente 295 exabytes de informação, aponta estudo.

--- Reprodução ---

Todos os dispositivos de armazenamento disponíveis no mundo oferecem aproximadamente 295 exabytes de espaço. Essa é a quantidade de informação que podemos armazenar atualmente, de acordo com um estudo de Marin Hilbert e Priscilla Lopez, da Universiry of Southern California.

Cada exabyte equivale a mil petabytes, sendo que cada petabyte tem mil terabytes, conforme o CNET. Para armazenar tudo isso, seriam necessários cerca de 1,2 bilhão de discos rígidos comuns.


Para chegar a esse resultado, os pesquisadores calcularam a quantidade de dados armazenada em 60 tecnologias diferentes, tanto analógicas quanto digitais, desde 1986 até 2007. ”Se pudéssemos pegar todas as informações e colocar em livros, poderíamos cobrir toda a área do Estados Unidos ou da China com três camadas de livros”, afirmou à BBC o Dr. Martin Hilbert.

A pesquisa revela um número ainda maior: transmissões de televisão e GPS via satélite, por exemplo, alcançaram dois zettabytes em 2007. Cada zettabyte corresponde a mil exabytes, ou seja, quase dois trilhões de terabytes.

Ainda segundo os estudiosos, a capacidade de armazenamento global aumentou, em média, 58% ao ano ao longo das duas décadas passadas. Mas toda essa tecnologia ainda não superou a natureza, como aponta o Dr. Hilbert. “O DNA humano em um único corpo pode armazenar por volta de 300 vezes mais informação do que nós guardamos em todos os nossos dispositivos tecnológicos”, declarou à BBC

Fonte:risastoider

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running