Centro Vocacional Tecnológico será implantado no Noroeste Fluminense.
|
O Governo do Estado entrega, nesta quarta-feira (23/02), o primeiro Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Noroeste Fluminense, em Miracema. A unidade de ensino profissionalizante, implantada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, irá preparar para o mercado de trabalho 1.020 profissionais por ano nas áreas de construção civil e informática.
Segundo o governador Sérgio Cabral, a economia do Rio cresce e demanda, cada vez mais, mão de obra especializada.
- Hoje inauguramos mais dois CVTs no interior do estado. São escolas profissionalizantes que capacitam para o mercado de trabalho. O Centro Vocacional Tecnológico Miracema é a primeira unidade profissionalizante da cidade. O outro CVT, em São Pedro D''''Aldeia, na Região dos Lagos, tem capacidade para formar 1206 alunos por ano. Temos milhares de jovens e adultos entre 17 e 45 anos que não tem uma especialidade profissional - afirmou o governador.
Localizado na Avenida Deputado Luiz Fernando Linhares, no centro da cidade, o CVT de Miracema disponibiliza cursos de eletricista predial, encanador-bombeiro hidráulico, serralheiro em alumínio, serralheiro em ferro e informática. De acordo com o presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição à qual os CVTs são vinculados, Celso Pansera, a unidade recebeu 2.719 inscrições para o preenchimento de 300 vagas que atenderão à demanda vocacional da região.
- Em Miracema, há uma forte demanda para a área de serralharia, por isso montamos essa escola para formar serralheiros aptos a trabalhar com ferro e alumínio. Focamos sempre nos cursos que geram empregabilidade nas regiões onde nos instalamos. Ao final do curso, os alunos têm empregos quase que garantidos - ressaltou o presidente da Faetec.
Ainda nesta quarta-feira (23/2), o Governo do Estado inaugura o CVT São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Com a entrega das novas unidades, o estado passa a contar com 27 CVTs, com capacidade para formar mais de 35 mil alunos anualmente. São disponibilizados 88 cursos a partir do Ensino Fundamental. Algumas unidades oferecem também qualificações técnicas e a oportunidade de retomada dos estudos através da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Na segunda-feira, a Secretaria de Ciência e Tecnologia inaugura um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Barra do Piraí. Em março, o Estado entrega a unidade profissionalizante do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. Até o fim do ano, serão implantadas mais vinte CVTs no Estado.
ImprensaRJ
Eu não entendo, pq não capacita os futuros alunos em eletrotécnicos, mecatrônicos,plataformistas, segurança do trabalho, robóticas, homem de área, e tantos outros cursos bons q serão extremamente necessários principalmente nos estados do RJ e ES pro mercado offshore, ficam dando esses cursinhos "engana q eu gosto" em cidades como miracema q tem menos de 30.000 hab. onde vai colocar tanto bombeiro hidráulico, serralheiro, eletricista ... vergonha engambelando o povo
ResponderExcluir