Livros técnicos e didáticos poderão ter versão formato digital acessível...
Reprodução- |
Livros técnicos e didáticos editados no estado poderão ter versão em formato digital acessível aos deficientes visuais. A obrigação é tema do projeto de lei 2.537/09, aprovado nesta quarta-feira (01/12), em primeira discussão, pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Assinado pelo deputado Altineu Cortes (PR), que é presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da Alerj, o texto obriga a editora a atender toda a demanda por suas obras em formato digital acessível, seja via download ou CDRom. Cortes lembra que muitos deficientes visuais, cegos ou com pouca visão, não leem em braile (sistema de leitura pelo tato).
“O braile é mais difundido entre aqueles que adquiriram a deficiência já na primeira idade, ou ainda na juventude. Felizmente, a tecnologia caminha a passos largos, e vem ao socorro dos deficientes visuais com softwares livres que executam a leitura de textos expostos na tela do computador e vocalizam seu conteúdo ao usuário através do sistema de som”, salienta o parlamentar.
Ascom/Alerj
(texto de Fernanda Porto)
Comentários
Postar um comentário
Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.