Urnas da votação paralela foram inspecionadas hoje pelo TRE-RJ



O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) inspecionou, às 9h de hoje (2), as quatro urnas que serão submetidas à auditoria na chamada votação paralela. Representantes dos partidos, da Polícia Federal e da Procuradoria Regional Eleitoral participaram da inspeção.

As urnas serão retiradas das seções eleitorais onde estão instaladas, substituídas por urnas reservas e levadas para a sede do tribunal, no centro do Rio.

Quinhentas cédulas para votação manual foram distribuídas a representantes de partidos e funcionários que compõem a equipe de apoio do processo de votação paralela. Ainda hoje, as cédulas serão preenchidas e depositadas em quatro urnas de lona, que serão lacradas.

Amanhã, a partir das 8h, as urnas serão abertas para que o voto manual seja digitado nas quatro urnas eletrônicas. Cada urna eletrônica recebe o voto de uma urna de lona distinta.

Às 17h, a votação é encerrada e, em seguida, será feita apuração das urnas de lona e a totalização das urnas eletrônicas correspondentes. A totalização deve ser exatamente equivalente para mostrar que o programa das urnas eletrônicas retrata fielmente o voto manual depositado na urna de lona. Todo o processo da Votação Paralela é filmado pela PF.

Hoje à tarde, o TRE-RJ vai oficializar o sistema de totalização do computador central. Os dados transmitidos pelas zonas eleitorais no domingo (3) serão recebidos e totalizados no computador central. Em seguida, vão ser retransmitidos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, responsável pela divulgação dos resultados da votação no país.

Agência Brasil


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DORES NAS ARTICULAÇÕES: COMO CONTINUAR CORRENDO AOS 50+

COMO VENCER O DESÂNIMO E RETOMAR A MOTIVAÇÃO PARA CORRER APÓS OS 50