Cerca de 10,2% dos brasileiros votaram na legenda, apurou o TSE.

Reprodução - 9,9 milhões para as legendas
Na votação para deputado federal, 10,2% dos brasileiros preferiram registrar sua preferência para partidos ou coligações do que para candidatos específicos. Dos cerca de 97,4 milhões de votos válidos para o cargo, 87,4 milhões foram nominais e 9,9 milhões para as legendas. Os números estavam no sistema de divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite de ontem (6), mas pode haver atualização.

O estado em que houve maior percentual de votação na legenda foi Sergipe. De 986 mil votos válidos para o cargo, 174 mil foram para os partidos ou coligações, o que dá uma proporção de 17,7% de votos não nominais.

Por outro lado, o estado que obteve maior percentual de votos para candidatos específicos foi Roraima. Dos 222 mil eleitores que validaram seus votos, 12,4 votaram na legenda (5,5% dos votos), enquanto 210,5 mil eleitores preferiram votar em candidatos específicos.

Em termos percentuais, os eleitores foram menos atraídos pelas legendas na disputa para deputado federal do que para deputado estadual ou distrital. Para esse último cargo, de 9,8 milhões de votos válidos, 11,8 milhões – cerca de 12% - foram para os partidos ou coligações.

Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running