Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas à caminho de Brasília

Reprodução-
Campos dos Goytacazes - O Blog recebeu nota da Secretaria Municipal de Saúde informando que o Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (PAAQ) será apresentado ao Ministério da Saúde, Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPIR) e a Fundação Palmares nos dias 21 e 22 em Brasília.

O superintendente de Saúde Coletiva de Campos, Charbell Kury e o presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, Jorge Luís dos Santos irão levar o projeto, onde vão levar a idéia é divulgar o programa elaborado na cidade e também habilitá-lo na esfera federal.

- Este programa foi desenvolvido em Campos e tem ótimos resultados não só na política de saúde, mas na promoção da igualdade. O doutor Charbell vai ser o responsável por apresentar o PAAQ em Brasília e vai contar com todo o apoio da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares. Com isso pretendemos transformar o PAAQ em programa de política pública permanente, o que nos permitirá captar recursos do governo federal – disse o presidente da Fundação, Jorge Luís dos Santos.

O PAAQ também vai ser apresentado no Ministério pela Superintendente de Atenção Básica, Educação em Saúde e Gestão Participativa e Coordenadora Regional do Colegiado de Gestão Regional (CGR), Mônica Almeida. Ela conheceu e aprovou o programa na 3ª Reunião Ordinária do Colegiado da Região Norte, realizado no último dia 13 de maio em Campos.

O programa oferece atendimento volante nas áreas médica e odontológica às comunidades de assentamentos e quilombolas, onde não há posto de saúde e faz a atualização do cartão de vacina. "Além do atendimento, as comunidades recebem acompanhamento a cada 3 meses da Secretaria de Saúde. Cerca de 30 pessoas atuam nas ações, que oferecem serviços em ginecologia, cardiologia, endocrinologia, pediatria, clínica geral, oferta de remédios e vacinação contra diversas doenças", explicou, Charbell.

PMCG/SMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DORES NAS ARTICULAÇÕES: COMO CONTINUAR CORRENDO AOS 50+

COMO VENCER O DESÂNIMO E RETOMAR A MOTIVAÇÃO PARA CORRER APÓS OS 50