A medicina e os avanços tecnologicos

Reprodução -
Médicos e robôs vão partilhar funções - Novos «trabalhadores» de um hospital da Escócia vão transportar lixo clínico, fazer limpezas e entregar comida e medicamentos aos utentes.

Há determinadas funções na medicina que médicos e enfermeiros dispensam. Esse incómodo vai ficar resolvido num hospital da Escócia, o primeiro país do Reino Unido a «contratar» uma equipa de robôs, avança a «BBC».

Transportar resíduos clínicos, entregar comida e medicamentos e limpar a sala de operações são as tarefas que vão preencher o dia-a-dia destes novos «funcionários».

Com residência própria nos corredores subterrâneos do hospital, estes autómatos visam «melhorar o atendimento ao paciente e a vida dos funcionários», explicou o presidente do Forth Valley Royal Hospital, Ian Mullen.

Os robôs estão divididos por actividades. Há os «especialistas» em funções «sujas» e outros em funções «limpas», o que é muito importante para prevenir infecções. «Tradicionalmente, as tarefas limpas e sujas são realizadas pela mesma pessoa», explicou a enfermeira do controlo de infecções, Lesley Shepherd.

Este hospital-máquina conta ainda com uma farmácia totalmente robotizada.

Em fase de testes desde Agosto, os novos «trabalhadores» representam um investimento de 300 milhões de libras (cerca de 360 milhões de euros).


Tvi24

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running