UENF abre ciclo de palestras sobre biodiversidade do Norte Fluminense

Divulgação -
Quem quiser saber um pouco mais sobre a biodiversidade da região pode participar, nesta quarta, 02/06, no auditório I do Centro de Convenções da UENF, do ciclo de palestras "Herbário UENF e a biodiversidade do Norte Fluminense: cinco anos de atuação". Ainda integrando a programação de aniversário do Herbário, na terça-feira, 01/06, haverá visitação de escolas às instalações do herbário, situado no Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da UENF. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do email herbário@uenf.br até 01/06. Confira a programação.

Durante o evento, serão lançados dois produtos criados no Herbário: a Cartilha Flora Arbórea das Microbacias do Projeto Rio Rural/GEF e o Banco de Dados On-line do Monitoramento da Biodiversidade, também do Projeto Rio Rural/GEF. Além das palestras, estará em exposição a xiloteca (coleção de madeira), a carpoteca (coleção de frutos) e a coleção de botânica.

O Herbário possui catalogadas em seu acervo 5.800 amostras de plantas regionais, que são alvo de estudo de pesquisadores da UENF e também de outras instituições. O objetivo do setor é arquivar amostras de plantas características das Regiões Norte e Noroeste Fluminense, facilitando o estudo de alunos da graduação e pós-graduação. É também um espaço não formal para o ensino da botânica para as séries de ensino fundamental e médio.

As plantas são catalogadas através do processo de Herborização. O processo consiste em secagem das plantas (em uma média de 48 a 72 horas) em estufa, descontaminação do material, montagem (costura em cartolina) e registro através da ficha de identificação que contém o nome da planta, local e data de coleta e nome do coletor. O trabalho é desenvolvido por alunos, pesquisadores e doadores. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 2739-7271 ou na página do Herbário.

Ascom UENF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Retrospectiva 2024: Um ano de superação e quilômetros de histórias

Nívea Stelmann e o jogador Elano fazem acordo em audiência de conciliação no Rio.