Campos: Saúde apresenta novos projetos


Campos dos Goytacazes - Colegiado de Gestão Regional (CGR) da Região Norte aprova novos projetos em saúde para implantação no município e região.

Entre os projetos aprovados, estão o que trata da necessidade de implantação do Pólo de Atendimento e Vacinação para Viajantes (Pavvs), que será levado à Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para captação de recursos.

A Superintendente de Atenção Básica, Educação em Saúde e Gestão Participativa as Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sesdec) e Coordenadora Regional do CGR, Mônica Almeida, explicou que o Colegiado trabalha como instância de conhecimento dos projetos e serviços regionais.

- Esses projetos são aprovados pelos secretários no CGR e, posteriormente, encaminhados para a pactuação pela CIB. O Colegiado é um espaço de co-gestão solidária e cooperativa no âmbito regional, visando propor soluções e serviços de atenção à saúde, integral e resolutiva. Quando um município expande suas ações em saúde e as apresenta aos demais municípios da região, faz com que todos sejam estimulados a também estabelecerem novas metas, com base nas ações que estão dando certo - ressaltou.

O projeto foi apresentado pelo Superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury. “O pólo será referência para as regiões Norte e Noroeste do estado, com educação em saúde visando à prevenção, atendimento, criação de uma central de atendimento, criação de link de Internet e o estabelecimento de parcerias com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)”, adiantou Charbell.

Outro projeto aprovado pelo Colegiado foi o de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (Paaq) que, segundo o secretário de Saúde, está em execução há um ano no município. “O Paaq oferece atendimento volante, nas áreas médica e odontológica, às comunidades de assentamentos e quilombolas, onde não há unidade de saúde”, disse Hirano. O projeto chamou atenção da Sesdec, que vai encaminhá-lo ao Ministério da Saúde, também com vistas à captação de verba do governo federal.

Assuntos como a contratação de entidade para desenvolvimento de capacitação nos projetos de educação permanente em Saúde em Atenção ao Idoso e Saúde Mental, na Atenção Básica, e a inclusão do município na Rede de Assistência ao Paciente de Neurológico em Alta Complexidade, com apoio do estado, também foram discutidos.

PMCG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running