Bahia tem 20 cidades em estado de emergência devido à chuva

BAHIA
Reprodução
A cidade de Salvador ainda contabilizava, até o início da madrugada de hoje, os prejuízos causados pela chuva, que teve início às 13 horas de ontem e, por uma hora, atingiu a capital baiana de forma torrencial. Segundo os bombeiros, a chuva continuou com intensidade de forte a moderada até as 20 horas.

Deslizamentos de encosta, alagamentos, quedas de árvore e quedas de barreira foram registrados em pelo menos 26 bairros. Outras 20 cidades baianas já decretaram estado de emergência em razão das chuvas.

Na Vila Canária, bairro de Salvador, um deslizamento em uma encosta matou dois irmãos. Pablo Juan, de 2 anos, e Gabriel Santos Galvão, de 6 anos, dormiam quando uma das paredes do quarto desabou sobre a cama deles após não suportar o peso da terra. Antes da chegada dos bombeiros, moradores da região retiraram as crianças dos escombros, mas elas já estavam sem vida.

Casa popular

Segundo parentes e pessoas mais próximas das vítimas, a família vitimada pela tragédia já havia sido contemplada duas vezes com uma casa popular, mas, por motivos ainda não informados, adiaram a mudança nas duas ocasiões, a segunda teria ocorrido no último domingo. Neste mesmo local, no ano passado, outras 15 casas também foram destruídas pela queda de barreira. Uma árvore de grande porte caiu em frente ao prédio da Central de Polícia, no centro administrativo de Salvador.

Bombeiros foram acionados no início da madrugada de hoje para a Avenida Gal Costa, entre os bairros de Suçuarana e São Marcos, onde um motoqueiro teria sido soterrado por um deslizamento de barreira. A mesma avenida virou um verdadeiro rio. Ônibus ficaram ilhados e pessoas tiveram que ser resgatadas pelos bombeiros. Outras quatro pessoas ficaram feridas por deslizamento de terra na Rua Santa Rita, também em São Marcos.

Os bairros mais castigados pela chuva foram Periperi, Imbui, Jardim das Margaridas, Lauro de Freitas, Calçada, Vila Canária, Santa Luzia do Lobato, Boca do Rio, Pituaçu, Baixa dos Fiscais, Dique do Tororó, São Cristóvão, Portão, Cajazeira, Barros Reis, Iguatemi, Águas Claras, Aeroporto, São Marcos, Simões Filho, Moçurunga, Retiro, Lapinha, Paripe, Nazaré e Ribeira.

Edição:Washington Luiz / Fonte: Agência Estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Retrospectiva 2024: Um ano de superação e quilômetros de histórias

Nívea Stelmann e o jogador Elano fazem acordo em audiência de conciliação no Rio.