Brigada Ecológica formando cidadãos conscientes

Armando, Lina Völcker Ana Maria, Cristina Marinho, Carla Fernandes, Washington Luiz

Durante anos descuidamos do nosso maior patrimônio. Hoje lamentavelmente temos presenciado os efeitos trágicos das ações inconsequentes da falta de cuidado com meio ambiente. O progresso é uma das maiores conquistas do homem, entretanto a forma com que se desenvolveu interferiu diretamente em todo ciclo da vida.

Portanto é preciso urgentemente converter essa situação. E essa mudança começa com a inserção de uma nova forma de ver o mundo, transformando-o não somente no modo de pensar, mas principalmente na conduta que tem influência vital na sua qualidade de vida. E a consciência ecológica é a vereda que proporcionará essa tão sonhada oportunidade.

Assim torna-se essencial integrar e incentivar esse aprendizado. Alertando os jovens de forma que todos dêem sua contribuição nesse processo. Cuidando da água estamos preservando a vida, por exemplo, um dos fatores mais preocupantes é evitar o desperdício de água, uma torneira pingando 24 horas corresponde a 46 litros d’água perdidos, somando as queimadas, desmatamentos, entre outras tantas ações do homem que são responsáveis diretas para degradação ambiental.

Carla Fernandes, presidente da organização não governamental Vida Melhor, em parceria com o Governo Federal através da Eletrobrás e o apoio da Prefeitura Municipal de Campos leva para sala de aula o projeto Brigada Ecológica.

Segundo Carla o projeto consiste em ministrar de maneira interativa na rede escolar noções fundamentais e práticas de preservação do ambiente. “Com um conteúdo programático explicativo procuramos despertar os alunos sobre os riscos decorrentes da destruição do ambiente, e como todos podem colaborar para reverter esses danos, um processo gradativo e de longo prazo.” Relatou a presidente da ONG Vida Melhor.

Inicialmente foram selecionadas 8 escolas um contingente de 3000 alunos da rede pública, 10% dos estudantes que conseguirem maior destaque participarão de um passeio turístico ecológico, onde esses 300 alunos poderão por em prática os aprendizados adquiridos em sala de aula.

O projeto foi apoiado pelo Vereador Vieira Reis, Senador Marcelo Crivella, o Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão e a Prefeita Rosinha Garotinho.


Edição e comentários: Washington Luiz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nívea Stelmann e o jogador Elano fazem acordo em audiência de conciliação no Rio.

Longão de 10K em um Domingo Chuvoso