COLETA SELETIVA UMA BOA SOLUÇÃO
Lixo em lixões contamina águas de rios e mananciais e alimenta pragas urbanas como ratos e baratas.
Implantar um sistema de coleta seletiva em seu condomínio não é tão complicado quanto parece. Primeiro deve ser acordado o procedimento. Datas de coleta, definir o que deve ser coletado pela prefeitura ou pelas cooperativas. Depois, precisa ter um local específico no condomínio para a armazenagem do lixo orgânico e do material a ser reciclado.
Por último, o conselho é ter um programa constante de conscientização e educação para os moradores. Comunicação contínua e avisos nos murais, elevadores e outras áreas do prédio fazem com que o projeto de reciclagem não caia no esquecimento.
Verificar junto à prefeitura os dias da coleta seletiva na rua do condomínio e qual a cooperativa responsável pelo serviço no bairro. Na concessionária, você pode solicitar a instalação de um contêiner ou posto de entrega voluntária para ser colocado no edifício. Caso ache necessário, agende com o Departamento de Limpeza Urbana uma palestra para uma maior conscientização dos moradores.
Existem ainda outras formas de contribuir com o meio ambiente, como o uso racional de água, de energia elétrica, a reciclagem de óleo.
Fonte:Lipurb