Detran vai multar quem avançar o sinal amarelo?

Então!😒Segundo informações, que circulam pelo WhatsApp, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), de todos os estados brasileiros estão calibrando todos os semáforos para que, o veículo que passar pelo sinal amarelo, mesmo que ainda não chegue ao vermelho, seja multado.

Essas informações circulam através de um áudio, onde o narrador diz que o semáforo está calibrado um pouco depois da faixa e orienta o motorista que pare no sinal amarelo para não ser multado. Mas quem disse isso? Não sei. Por que a imprensa ainda não se pronunciou sobre o suposto caso? A resposta é simples: porque não é verdade.


Cabe ressaltar ainda que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o sinal amarelo indica atenção, mostrando a iminência da parada obrigatória, e não estabelece nenhuma punição. Na prática, a luz amarela do semáforo existe para evitar as freadas bruscas e diminuir as chances de colisão traseira. Conforme podemos conferir em um artigo sobre o sinal amarelo, do Portal do Trânsito. Leia o artigo na íntegra neste link. O art. 208 , do CTB, estabelece que avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória é infração gravíssima.

Conclusão: Os fatos apresentados no terceiro parágrafo já são suficientes para comprovar que está história é mais um boato que circula pela rede. Cabendo ressaltar que mudanças nas regras do trânsito devem passar Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que é o órgão máximo normativo, consultivo e coordenador da política nacional de trânsito.

Por exemplo, ouvir música em volume muito alto no carro agora pode dar multa de R$ 127,69 e motorista vai levar cinco pontos na carteira. Conforme podemos conferir nesta reportagem do telejornal 'Bom Dia Brasil'.

É isso! Essa história de que o Detran regulou o sinal para multar quem passa pelo sinal amarelo é BOATO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running