Intenção de consumo das famílias tem alta de 0,9%.


Economia - A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) teve uma alta de 0,9% em setembro deste ano na comparação com o mês anterior. Esse foi o terceiro aumento consecutivo do indicador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Antes das altas, o índice teve seis quedas consecutivas, entre janeiro e junho deste ano.

De acordo com a CNC, a maior disposição das famílias para o consumo foi influenciada, principalmente, pela queda dos preços dos alimentos e bebidas. A redução dos preços desses itens, que têm peso importante no orçamento das famílias, abre espaço para o consumo de outros bens.

Dos sete componentes analisados na pesquisa, apenas a intenção de compra a prazo teve queda (-0,6%). As maiores altas foram observadas na perspectiva de consumo (1,6%) e no momento para a compra de bens duráveis (1,4%).
Na comparação com setembro de 2013, a intenção de consumo teve queda de 3,4%. Dos sete componentes, apenas o nível de consumo atual teve alta (0,1%). As principais quedas ocorreram no momento da compra de bens duráveis (-11,2%), na compra a prazo (-5,1%) e na perspectiva profissional (-3,5%).

>> Contribuintes já podem sacar restituição do quarto lote do IR.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e no Twitter.

*Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running