Papa Francisco e Bento XVI também foram espionados pela NSA.

Internacional - Nem o Vaticano escapou da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos. Segundo o analista  Edward Snowden, que trabalhou na agência americana,  46 milhões de comunicações telefônicas foram interceptadas na Itália, e entre os telefonemas interceptados estão os do então ainda Papa Bento XVI e também do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, afirma a revista Panorama, que usa documentos de Snowden.
A revista Panorama disse que a embaixada dos EUA em Roma está envolvida nas escutas. Há também intercepções de chamadas feitas no dia 12 de Março, primeiro dia do conclave em que foi eleito o Papa Francisco, e até mesmo telefonemas que passaram pela central da Domus Internationalis Paulo VI em Roma, onde residia o cardeal Bergoglio.

O papa despertou as atenções dos serviços secretos norte-americanos em 2005. Segundo as comunicações diplomáticas tornadas públicas pela WikiLeaks, destacou a Panorama. A revista diz ainda que a embaixada dos Estados Unidos em Roma, na Via Sallustiana, 49, tem uma célula especial que recolhe informações, formada por técnicos da NSA e agentes da CIA.

Síria destruiu instalações de produção de armas químicas.
Documentos revelam esquema da NSA para espionar Dilma
Rede de computadores da Petrobras é espionada pela NSA
Estados Unidos vai reavaliar relações com Rússia

A existência deste núcleo especial é revelado por um documento classificado top secret, datado de Agosto 2010, do lote obtido por Edward Snowden, que revela a existência de 79 outras células desde tipo, das quais 19 na Europa. Alguns em Havana, Cuba. Com informações do site Publico.pt.

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running