Deputados querem ouvir o analista Edward Snowden, que trabalhou na NSA.
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou nesta manhã a criação de uma comitiva oficial para entrevistar o analista que trabalhou para a Agência Nacional de Segurança (NSA) Edward Snowden, em Moscou. Snowden, que está asilado na capital russa, é acusado de vazar informações sobre a rede de espionagem americana no mundo.
O deputado Ivan Valente (PSol-SP), que pediu a visita, lembrou que, nos últimos dias, a imprensa tem informado que brasileiros, empresas instaladas no País e autoridades, incluindo a própria presidente da República, se tornaram alvos de espionagem americana. “As informações são gravíssimas e demonstram a total vulnerabilidade a que está submetida à privacidade de milhões de brasileiros.”
O parlamentar lembrou ainda que o esquema de espionagem chegou à Petrobras com o objetivo de obter informações privilegiadas sobre assuntos relacionados, possivelmente, a campos de petróleo do pré-sal. “Esse novo capítulo revela o forte interesse econômico dos Estados Unidos em setores estratégicos da economia brasileira”, criticou. “Snowden tornou-se responsável pela elucidação de um dos maiores esquemas de espionagem da história mundial”, argumentou Valente.
A missão oficial ainda não tem data marcada. Antes é preciso autorização do governo russo.
Leia também:
Fonte: Agência Câmara de Notícias.