Rembrandt, pintor holandês, é homenageado em Doodle do Google.
O pintor "Rembrandt Harmenszoon van Rijn", que é considerado um dos maiores nomes da história da arte europeia e o mais importante da história holandesa, é homenageado com "Doodle" nesta segunda-feira, 15 de julho, data que completaria seu 407º aniversário, no site do "Google".
(Rembrandt Harmenszoon van Rijn, Doodle. Reprodução Google) |
Em um período denominado pelos historiadores de "Século de Ouro dos Países Baixos", as contribuições de Rembrandt à arte atingiram o ápice. O holandês alcançou sucesso na juventude como pintor de retratos, mas seus últimos anos foram marcados por uma tragédia pessoal e dificuldades financeiras. Segundo informações disponíveis na Wikipédia, Rembrandt tinha uma renda substancial na época, que seria suficiente para ele quitar suas dívidas facilmente, mas ao que parece suas despesas eram tão grandes quanto os lucros, que supostamente esvaíram-se também em investimentos mal-sucedidos.
Rembrandt Harmenszoon van Rijn nasceu em 15 de julho de 1606 em Leida, na República Unida dos Países Baixos (atual Países Baixos). O pintor faleceu em Amsterdã por volta de um ano depois da morte do filho, sendo sepultado em uma cova não demarcada na Westerkerk.
"O retorno do filho pródigo" (Reprodução) |
A arte de Rembrandt - De acordo com os estudiosos, a pintura do grande mestre divide-se claramente em duas fases distintas. Na primeira, é evidente a influência de Pieter Lastman, que estudou com Caravaggio em Roma por mais de 10 anos.
A segunda fase começa por volta de 1640, onde Rembrandt utiliza com maior profusão a monocromia em tons dourados, uma influência clara de Caravaggio, um dos primeiros grandes mestres do chiaroscuro, técnica com uma justaposição muito forte entre luzes e sombras, cujo resultado final é um efeito visual impressionante, criada por Leonardo Da Vinci. Porém o clima da pintura, ao invés de movimentos repentinos e fortes, torna-se mais leve, com personagens mais introspectivos e pensativos.
Rembrandt pintou usando basicamente três temas distintos, as pinturas sacras, os autorretratos e os retratos de grupos. As pinturas sacras foram realizadas por toda a vida do pintor, principalmente de cenas retratadas na Bíblia.
Saiba mais: