Google faz doodle para homenagear o escultor Victor Brechere.

Nesta sexta-feira, 22, o Google exibe um doodle em homenagem ao escultor ítalo-brasileiro Victor Brechere
[Foto Divulgação/Google]
Segundo informações divulgadas na Wikipédia, Victor é responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. Sua figura ficou marcada pela boina que costumava vestir, ressaltando uma imagem tradicional do "artista".

Brechere frequentou as aulas de entalhe em gesso e mármore do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, onde mais tarde viria a utilizar o ateliê e seus aprendizes para moldar suas obras. Amadureceu estudando na Europa, onde entrou em contato com as vanguardas artísticas que ocorriam nas décadas de 1910 e 1920. Trabalhou com o escultor italiano Arturo Dazzi, sendo influenciado pela estética de pós-impressionistas como Ivan Meštrović, croata, e os franceses Auguste Rodin e Émile-Antoine Bourdelle. Ligou-se a Emiliano Di Cavalcanti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia quando voltou ao Brasil e com eles participou da introdução do pensamento vanguardista no Brasil.

De acordo com a publicação, Victor participou da Semana de Arte Moderna de 1922, expondo vinte esculturas no saguão e nos corredores do Teatro Municipal de São Paulo. A partir daí manteve paralelamente uma carreira na Europa e em seu país. Expôs no Salão dos Independentes de Paris e fundou a Sociedade Pró Arte Moderna.

Suas obras que ganharam mais destaques são - "Ídolo" (1921) -"Fauno" (1942) -"Depois do Banho" (1945) -"O Índio e Sasuapara" (1951) -"Monumento às Bandeiras" (1953) e o "Monumento a Duque de Caxias" (1960).

Victor Brechere faleceu em 17 de dezembro de 1955 em São Paulo.

Da Equipe do Momento Verdadeiro | Fonte: Wikipédia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running