HIV: nova vacina reduz significativamente a carga viral no organismo dos pacientes.

Reprodução -

Uma equipa de investigadores espanhóis, do Hospital Clínic, em Barcelona, testou com bons resultados uma nova vacina terapêutica contra o vírus da SIDA, que permitiu pela primeira vez "uma redução significativa da carga viral" no organismo dos pacientes que padecem com esta doença.

Este é o primeiro estudo do género e caso seja corroborada, o Hospital Clínic espera comercializar a vacina no prazo de três anos. No entanto, os cientistas admitem que ainda precisa de ser melhorada. O objectivo do programa público-privado catalão, que desenvolve vacinas terapêuticas e preventivas contra esta doença, é encontrar uma vacina que permita "minimizar a necessidade de tratamento anti-retroviral" – que é bastante dispendioso.
os investigadores explicam que as células dendríticas (células imunes que fazem parte do sistema imunológico) têm a função de "informar" os linfócitos CD4 para aniquilar o vírus. 

Apesar da importante redução para os pacientes, não conseguiram que o vírus se tornasse “indetectável", ou seja, a carga viral continua a ser “insuficiente". No entanto, até agora, nenhuma vacina terapêutica tinha conseguido níveis de resposta tão próximos como este.

O farmaco poderá chegar a milhões de pessoas e iria beneficiar os países mais pobres, já que este será uma forma de tratamento muito mais barato do que os atuais.


                    
                      - Vacina contra o HIV tem efeito temporário


                        



Ciência Hoje

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu treino longão de 11,72 km: superação, foco e ritmo consistente

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia da Califórnia.

Conquistei a medalha virtual dos 30 km do mês no Adidas Running